A metodologia adotada pela OSC para o desenvolvimento do projeto baseia-se nos princípios teóricos de uma abordagem construtiva, que acredita na participação da criança/adolescente, respeitando suas limitações, na construção do próprio conhecimento. Para isto, serão organizados grupos de trabalhos com as mesmas através de oficinas sócio-educativas, programas de inclusão digital e cujos temas estejam ligados ao dia-a-dia na OSC, a família e a comunidade de forma lúdica, alimentação, higiene, cuidados com a saúde, esportivas, sócio-recreativas e culturais dando ênfase à informática, capoeira, futebol, vôlei, banda rítmica e artesanato.
Junto a família as ações serão de caráter preventivo e promocional na linha sócio-educativa e psicossociais através de pequenos grupos de acompanhamento.
Com a escola e a comunidade as atividades serão na linha troca através de ações culturais, esportivas e associativas.
As atividades desenvolvidas na Unidade Educativa subdividem-se de acordo com a área pertinente:
· Pedagógica
· Administrativo/Financeiro
· Social
· Saúde global
Assim sendo, cada seguimento construirá as bases para a atuação no decorrer do período letivo, de acordo com a avaliação periódica dos resultados do trabalho.
A Unidade Educativa pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido sobre o que quer inovar. Por isso que se propõe, através da proposta pedagógica de trabalho com os títulos: “De mão dadas”, contribuir de forma relevante, para que profundas transformações se façam, a fim de que tenhamos crianças/adolescentes participativos, conscientes de seus direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o próximo e exigindo para si o mesmo respeito.
Ao reconhecer que a Unidade Educativa necessita de maior, integração com a família, buscamos a parceria, visando a co-responsabilidade para a melhoria da qualidade da educação, já que há algum tempo, estamos percebendo que as crianças necessitam do resgate de valores com hábitos e atitudes. A violência, a falta de palavras como obrigado, com licença e por favor, o desrespeito com os adultos e aos próprios colegas nos chamou a atenção. Por isso buscamos integrar de forma democrática família/escola/comunidade, para que “De mãos dadas” resgatemos a autonomia da criança/adolescente, fazendo com que sinta valorizado seguro para enfrentar os desafios do mundo atual.
domingo, 24 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário